quinta-feira, 26 de maio de 2011

LIXO ELETRÔNICO - VÍDEO

http://www.youtube.com/watch?v=Ex0J_zlaNeY

SOLO SUSTENTÁVEL - TIRINHA

SOLO SUSTENTÁVEL - VÍDEO

  http://www.youtube.com/watch?v=1ZcX9E4pnwc

SOLO SUSTENTÁVEL - ARTIGO DE OPINIÃO

A prática correta da conservação dos solos é indispensável para qualquer um que queira manter o potencial de sua produção. Eu creio que todos deveriam saber aplicar corretamente cada uma das práticas para evitar a erosão, a compactação e o aumento da salinidade do solo que são os maiores problemas relacionados ao manejo inadequado e terão relação direta com a escassez de alimentos num futuro não muito distante.
Para que tudo ocorra perfeiamente bem, há diversas práticas que ajuda a manter o solo 100% adequado para o plantio. Porém antes de começar qualquer coisa é indiscutível o planejamento, para que no momento de agir, não aconteça nada de inesperado e no final das contas não acabar em prejuízo. Algumas das práticas para a conservação ideal do solo são a análise do solo, o plantio direto, o plantio em nível, rotação de culturas e a adubação verde.
Para concluir, na minha opinião quando o solo é conservado adequadamente, há uma enorme diferença para o bolso do investidor e para o meio ambiente. E já que vivemos atualmente em uma sociedade alienada com o desenvolvimento sustentável, é crucial que promovamos e pratiquemos a conservação dos solos.

LIXO ELETRÔNICO - TIRINHA

LIXO ELETRÔNICO - CHARGE

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vinheta



Um assunto realmente polêmico na sociedade atual é o meio ambiente. As atitudes humanas, cada vez mais “animalescas” , conseguem destruir o seu próprio lar, muitas vezes sem perceber que ele mesmo vai se prejudicar.
 Porém, há pessoas que acreditam em um mundo melhor e tentam buscar soluções para manter a vida no planeta em harmonia. Existem muitas formas disso ocorrer: combatendo a poluição, o desmatamento, entre outros fatores.
Uma idéia muito interessante, é a execução de construções sustentáveis, ou seja, que são ecologicamente corretas, benéficas e até consideradas como “prédios futuristas”. É justamente sobre esse assunto que a charge e a vinheta querem transmitir, porém com diferentes pontos de vista.

A charge trata dessa informação como uma forma de contradição, já que põe uma ideia positiva e bem intencionada, de modo irresponsável e negativo para a natureza pois, acredita que o ser humano, na verdade, já cometeu tantos erros ambientais com o planeta, que nem sabe mais auxiliá-lo efetivamente. Porém, a vinheta demonstra uma das soluções para um desenvolvimento sustentável, a partir da utilização da água da chuva para diversas atividades diárias, diminuindo o consumo exagerado da água no ambiente global.

Um trecho da entrevista de Maluf (observadora do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável):

RS: O mercado brasileiro para produtos voltados às construções de baixo impacto ambiental é promissor?
Maluf: Muito promissor! O mercado brasileiro de consumo de materiais ambientalmente corretos ou a implementação de obras sustentáveis é a maior da América Latina, apesar de ser muito menor em volume do que o mercado europeu, americano ou até asiático. (…)
Aqui no Brasil é possível consumir itens de construção sustentável, como sistema para coleta de água da chuva reusa de água, energia solar, energia fotovoltaica, isolante de vidro, porque os projetos têm melhor qualidade. O mercado por si só exige esse diferencial.

Construções Sustentáveis

Construções sustentáveis: Conceitos

“Utilizar os recursos disponíveis no presente sem esgotá-los e comprometer o meio ambiente das gerações futuras”

O conceito de desenvolvimento sustentável, abriu espaço para uma nova ideia na arquitetura, que apóia uma interação do homem com o meio ambiente, utilizando os elementos e recursos naturais disponíveis, preservando o planeta para as gerações futuras, baseadas nas soluções socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas.

Uma obra sustentável leva em conta o processo na qual o projeto é realizado, englobando tudo o que diz respeito aos materiais empregados nela levando em conta a necessidade, o desperdício, a energia gasta no processo até ser implantado na construção e, depois, se esses materiais podem ser reaproveitados.

Uma arquitetura sustentável deve se preocupar com o espaço na qual será implantada. Os aspectos naturais são muito importantes para se projetar com estes fins. A permeabilidade do solo deve ser um aspecto significante em um projeto sustentável.
O Brasil engloba uma série de climas diferentes. Uma construção sustentável deve respeitar e aproveitar o clima na qual está inserida.
O setor de construções sustentáveis está ganhando cada vez mais mercado e, ao contrário do que muita gente acha, a construção desse tipo de projeto não é, necessariamente, cara.Com as tecnologias que já estão disponíveis para nós, uma construção sustentável é erguida com 10% a mais do que se gastaria com casas normais. Uma quantia pequena, se comparada aos futuros lucros que obteremos.
fonte: www.ambiente.hsw.uol.com.br