Construções sustentáveis: Conceitos
“Utilizar os recursos disponíveis no presente sem esgotá-los e comprometer o meio ambiente das gerações futuras”
O conceito de desenvolvimento sustentável, abriu espaço para uma nova ideia na arquitetura, que apóia uma interação do homem com o meio ambiente, utilizando os elementos e recursos naturais disponíveis, preservando o planeta para as gerações futuras, baseadas nas soluções socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas.
Uma obra sustentável leva em conta o processo na qual o projeto é realizado, englobando tudo o que diz respeito aos materiais empregados nela levando em conta a necessidade, o desperdício, a energia gasta no processo até ser implantado na construção e, depois, se esses materiais podem ser reaproveitados.
Uma arquitetura sustentável deve se preocupar com o espaço na qual será implantada. Os aspectos naturais são muito importantes para se projetar com estes fins. A permeabilidade do solo deve ser um aspecto significante em um projeto sustentável.
O Brasil engloba uma série de climas diferentes. Uma construção sustentável deve respeitar e aproveitar o clima na qual está inserida.
O setor de construções sustentáveis está ganhando cada vez mais mercado e, ao contrário do que muita gente acha, a construção desse tipo de projeto não é, necessariamente, cara.Com as tecnologias que já estão disponíveis para nós, uma construção sustentável é erguida com 10% a mais do que se gastaria com casas normais. Uma quantia pequena, se comparada aos futuros lucros que obteremos.fonte: www.ambiente.hsw.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário